Se você tem alteração do sono temos uma página no BLOG que irá lhe auxiliar com várias medidas fáceis e práticas como aumentar seu sono em tempo e qualidade.
Seria importante que faça um diário do sono para entender melhor como seu sono funciona (ao dormir e ao acordar). Nele você pode descrever sua sensação antes e depois de uma noite de sono, sua sensação de sono ininterrupto (fragmentado) ou se você sente que tem acordado antes do tempo. Seria importante que o leve para seu médico (psiquiatra ou neurologista).
Podem ocorrer das seguintes maneiras:
*Para iniciar o sono (quando maiores que 20 a 30 minutos)
*Para manter o sono (acordar após 30 minutos de sono e permanecer
mais que 30 minutos sem retomar o sono) e
* Insônia terminal – acordar antes das 6 horas totais – mínimas – de sono e , assim, diminuindo o tempo total do sono.
Existem alguns fatores de risco para insônia (segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5):
Temperamentais: ansiedade, predisposição a preocupações, tendência a reprimir as emoções
Ambientais: ruído, iluminação, temperatura desconfortavelmente elevada ou baixa, além de variações intensas de altitude.
Genéticos: sexo feminino, idosos e histórico familiar presente de insônia.
Tal dificuldade pode estar relacionada a um transtorno do sono ou clínico como: apneia, alterações do ciclo circadiano, narcolepsia, alterações de movimento de pernas /membros, problemas clínicos / médicos, depressão, ansiedade ou um transtorno de insônia por si só (primária).
Um psiquiatra poderá lhe auxiliar e , talvez, quando necessário encaminhá-lo para a realização de polissonografia (exame que avalia o sono com várias medidas do sono) ou orientá-lo a fazer um diário do sono (ao dormir e acordar) para que, dessa forma, possam avaliar a causa e o período que possa ocorrer a insônia.
Saiba mais nos links abaixo:
Em nosso site: www.psiquiatrafloripa.com.br/insonia-sono-reparador/
A necessidade de sono para cada fase da vida: http://saude.terra.com.br/bem-estar/descubra-quantas-horas-de-sono-precisa-a-partir-da-sua-idade,cea4d6adf655b410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
Tags: Humor, Insônia, T. ansiosos