As maiores CURIOSIDADES na PSIQUIATRIA

Psiquiatra_Florianópolis_psiquiatria_kayo_terapia

Curiosidades na psiquiatria

Conheça a psiquiatria de um modo peculiar.

Na psiquiatria, assim como nos conteúdos da existência humana, existem assuntos emaranhados que fazem inúmeras pessoas, em todo o mundo, debruçarem-se em textos, videos e relatos diários sobre os comportamentos e a psique humana. Na psiquiatria e em saúde psíquica, orbitam assuntos como os temores e medos, a sexualidade, a segurança, o afeto, a vida, os prazeres, o sofrimento, a morte, o nascimento. Aqui discorreremos sobre assuntos interessantes e expressivos da psiquiatria, sendo eles emocionantes, tristes, intrigantes e principalmente aqueles raramente descritos. Objetivamos aguçar sua leitura ao longo deste texto.

 

As particularidades do cérebro humano.

Segundo Pally, R. 1997 e MacLean, 1990  as experiências de cada pessoa interferem intensamente na formação dos circuitos neurais. Não somos apenas produtos de uma junção genética, pois recebemos, processamos, guardamos e criamos informações, inovações, as quais são estreitamente relacionadas com as conexões neuronais, via sinapses. Todo esse emaranhado reflete em nossa atenção, memória, percepção e, claro, em nossas emoções, na fluidez dos nossos pensamentos.

Desde o século passado sabemos que os hemisférios cerebrais ( lados do cérebro) não são iguais quanto a funcionalidade e nem com a anatomia ( estrutura física). Sabe-se a pouco mais de 40 anos que o cérebro humano possui uma característica importante – a plasticidade (capacidade de modificarem, transformarem e se adaptarem) ao ambiente e as exigências que cada indivíduo desenvolve ao longo da vida – fato amplamente divulgado por neurocientistas na última década (ex: Song, Stevens e Gage, 2002). Diferente do que se pensava anteriormente – que os neurônios se desenvolviam apenas até o início da vida – ocorrem transformações sinápticas relacionadas aos vínculos, a experiência, ao aprendizado e memória durante toda a vida. A depressão crônica e grave, e  alguns outros quadros psiquiátricos, por exemplo, podem influir de modo desfavorável nesta modificação neuronal – observada em muitas pesquisas.

 

psiquiatria florianópolis

 

 

A sensação do tempo é igual para todos?

O tempo é subjetivo para cada um de nós, por mais que muitos questionem que o tempo cronológico (passado, presente e futuro) possa ser regular e constante. Questiono você se já percebeu que em momentos muito alegres, intensos de sua vida, ou que possa ter recebido muitas informações novas, teve a sensação de que os minutos transcorriam de forma acelerada? Então, tal sensação reflete diretamente na sua percepção de barragem ou fluidez do tempo no seu cotidiano. A concepção do passado (alegre ou doloroso)  e a apreensão do futuro refletem no nosso presente, na mente, no aqui e agora. Em pacientes deprimidos não é incomum o relato que o tempo “não passa”, está lentificado. No polo oposto, os pacientes bipolares, comumente mais acelerados, exaltados – possuem uma maior sensibilidade corporal, física e mental – manifestam que o tempo é tão veloz quanto seus pensamentos, sentem que podem fazer tudo em apenas um dia. Um paciente, em uma consulta, relatou que “parecia que a vida de sete outras pessoas caberiam na dele”, pela quantidade de fatos ocorridos em sua vida.

 

psiquiatra florianópolis

Você sabe o que acontece com seu corpo e sua mente enquanto está dormindo?

Nosso sono ocupa quase um terço no nosso tempo, ou seja, boa parte da nossa vida. O nosso sono é dividido em partes: o sono não-REM e sono REM. Neste último, é que ocorrem a maior parte dos sonhos – período que, se acordado subitamente, conseguirá com mais facilidade descrever o seu sonho. Nele também ocorrem os movimentos rápidos dos olhos (ou você pensou que só movimentávamos quando acordados?) e, acreditem, ocorrem as ereções penianas. Por isso, é comum os homens perceberem que acordam com o pênis rígido. Nos sonhos eróticos, pode ocorrer a sensação de orgasmo (podendo ou não ocorrer polução – ejaculação – durante o sono). Essa polução ocorre inclusive nas mulheres, mas tende a ocorrer menos, segundo a literatura, quando, homens e mulheres, têm relações sexuais frequentes.

A maioria das pessoas sonha inúmeras vezes durante a noite, mas raramente lembram – geralmente esquecem dos sonhos após 8 minutos de sono REM, ao acordarem ou serem acordados (Amaral, 1997). Pessoas com deficiência visual desde o nascimento descrevem movimentos ou sensações corporais , mas não descrições visuais.

Para Freud , em seu livro “Interpretação do sonho” descreve que o conteúdo dos sonhos possuem interligações com nosso inconsciente, repressões de desejos reprimidos – por mais que os personagens não simbolizem expressivamente aqueles dos sonhos – além de não serem temporais ( podem ter ligação com qualquer momento de nossas vidas).

 

insônia psiquiatra Florianópolis

 

Hipnose, adianta?

Nela ocorre uma alteração de consciência e é sujeita a alterações de atenção perante aquilo que se concentra (podendo ser provocada por um hipnotizador), na qual a sugestionabilidade de quem recebe ou se submete, geralmente, é maior e, por sua atenção estar concentrada em quem induz, pode dar a sensação de que ela tenha uma aura mística de efetividade do procedimento.

 

Você acha que sempre está doente?

 

Roubar – quando passa a ser necessidade ou uma patologia?

Sim. Há casos que chamamos de cleptomania. São pessoas que sentem prazer em levar objetos sem pagar, geralmente coisas baratas, superficiais que muito provavelmente nunca usarão. Geralmente, apesar do prazer imediato (parecido com aquele que sentimos ao comer algo saboroso ou ter uma relação sexual), sentido na hora do roubo, para essas pessoas há um ressentimento pós estes acontecimentos, que os fazem deprimir e culparem-se. Geralmente, procuram ajuda por serem pegos por serem “mãos leves” , imposição da família ou por estarem deprimidos.

 

Experiência pós morte existe?

Após um quadro clínico grave ( alteração cardíaca, respiratória, pós cirúrgica ou em um acidente de trânsito, por exemplo) alguns indivíduos chegam a quase morrer, têm paradas cardíacas e respiratórias, necessitam reversões destes quadros, mas retomam a consciência e relatam tais momentos. Apesar de raros, existem algumas descrições e relatos na literatura de tais experiências ou vivências, normalmente rápidas. Na maioria delas, há descrições de uma sensação de tranquilidade imensa e paz, sensação de estarem se deslocando por um túnel de luz (como aqueles bem documentados em alguns filmes) muito brilhantes. Portanto, sim, essas experiências ocorrem, por mais que sejam raras.

 

O que seria uma alucinação e quais as mais interessantes?

 

pânico psiquiatra Florianópolis

 

 

 

Existem alucinações que possam ocorrer em pessoas normais?

 

 

Ficaremos a disposição para dúvidas e consultas pelo contato abaixo ↓:

psiquiatra Florianópolis

Manteremos você sempre atualizado com as novidades em psiquiatria e saúde mental!

Saiba mais sobre outros artigos clicando abaixo ↓:


psiquiatra Florianópolis

happy wheels

Posted on 12 de abril de 2016 in Ansiedade, Depressão, Disfunção sexual, Insônia, Sexualidade Humana, Transtorno bipolar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top